Discursividades da moda agênero para homens: performatividades do masculino e a economia moral do consumo no cenário agênero paulistano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v14i29.1151

Palavras-chave:

Consumo, Moda Agênero, Masculinidades

Resumo

O presente artigo estuda os cruzamentos entre discursos que sustentam cam-panhas publicitárias de moda agênero voltadas para o público masculino com o objetivo de delinear as operações discursivas que circunscrevem o termo “agênero” e as masculini-dades convocadas a partir desse tipo de produção. Como corpus da pesquisa, escolhemos as postagens veiculadas no Instagram, no período entre janeiro e agosto de 2019, das marcas paulistanas Synchron e Cë. A partir de uma metodologia que combina análise do discurso de linha francesa com pressupostos teóricos da economia moral do consumo, é possível observar que uma série de indícios de outros discursos articulam tais anúncios como a responsabilização das grifes por causas sociais ligadas a uma perspectiva mono-lógica e individual de política via consumo; e a construção de uma moda agênero que vin-cula ideais de masculinidades subordinados à legitimação da masculinidade hegemônica.

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Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (PPGCOM-ESPM).

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

BACHEGA CASADEI, E.; RUFINO, C. B. Discursividades da moda agênero para homens: performatividades do masculino e a economia moral do consumo no cenário agênero paulistano. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 374–394, 2020. DOI: 10.26563/dobras.v14i29.1151. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1151. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos