Os Fashion Desperados e a geração Sensation
arte, moda e práticas DIY em Londres nos anos 1990
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i34.1474Palabras clave:
Londres, East End, DIY, Anos 1990, ArteResumen
Tomando as comunidades artísticas em Londres no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 como foco, esse artigo pretende desnudar as condicionantes sociais, políticas e econômicas que permitiram a emergência das práticas do-it-yourself na arte e na moda. Identificando na remodelação curricular inglesa e no imaginário social do risco as conjunturas centrais dessas mudanças, demonstraremos como essa geração incorpora outra epistemologia da criação que irá reverberar em distintas ordens simbólicas e materiais, nomeadamente, (i) na reativação do East End; (ii) na criação de empreendedorismos criativos; e, (iii) no rejuvenescimento das energias capitalísticas da cultura, incorporando na primeira década do novo milênio uma conversão das práticas DIY em práticas mainstream. Metodologicamente, utilizaremos uma extensa revisão bibliográfica assim como a aplicação de uma etnografia visual, de modo a constituir os lastros materiais que nos permitem traçar tais concatenações.
Descargas
Citas
ABBOTT, Kate. “Tracey Emin and Sarah Lucas: How we made The Shop”. The Guardian, 12 de agosto de 2013. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2013/aug/12/tracey-emin-sarah-lucas-shop (Acesso em 26/03/2021).
ARNOLD, Rebecca. “Heroin Chic”. In: Fashion Theory, 3(3), 279-295, 1999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/136270499779151405 (Acesso em 28/10/2021).
BECK, Ulrich. Risk Society: Towards a New Modernity. Londres: Sage, 1992.
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição a uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Zouk, 2004.
CALLAHAN, Maureen. Champagne Supernovas: Kate Moss, Marc Jacobs, Alexander McQueen e os rebeldes dos anos 1990 que reinventaram a moda. Rio de Janeiro: Fábrica 231, 2015.
EVANS, Caroline. Fashion At The Edge: Spectacle, Modernity and Deathliness. New Haven: Yale University Press, 2012.
FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. Entre padrões de estetização e tipologias econômicas: a economia estética na moda contemporânea a partir da passarela de Alexander McQueen (1992-2010). Dissertação de Mestrado.Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018. Disponível em: https://www2.ufjf.br/ppgacl/wp-content/uploads/sites/139/2018/04/Disserta%C3%A7%C3%A3ohenrique.pdf (Acesso em 28/10/2021).
FIGUEREDO, HenriqueGrimaldi.“Poruma sociologia doexcesso: a moda inglesa entreonarcóticoe onecrotério”. In: Anaisdo15º ColóquiodeModadaABEPEM, s/p, 2019a. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/14f7UuJYlRa7wf0tziu4Q7fVM23vHmtUp?usp=sharing (Acesso em 22/02/2021).
FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. “The Soho scene and the aesthetic transformation in British fashion in early 90s”. In: GUERRA, Paula; ALBERTO, Thiago (eds). Keep it simple, make it fast! An approach to underground music scenes vol. 4. Porto: Editora da Universidade do Porto, 2019b. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/17713.pdf (Acesso em 28/10/2021).
FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. “Performar o risco: quatro necrológicos contemporâneos em Alexander McQueen” [Performing the risk: four contemporary obituaries in Alexander McQueen, english version]. CONCEIÇÃO/CONCEPTION Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp, 9(1), 1-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8659720 (Acesso em 28/10/2021).
FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. “Estética da ansiedade: notas conceituais sobre a cultura do risco, uma abordagem sociológica”. In: Teoria e Cultura, 16(2), 132-146, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/33385 (Acesso em 28/10/2021).
FORTY, Adrian. Objetos de desejo. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
FRANKEL, Susannah. “The Early Years”. In: WILCOX, Claire (org). Alexander McQueen. Nova Iorque: Abrams, 2015.
FURY, Alexander. “Show, and tell”. In: WILCOX, Claire (Org.). Alexander McQueen. Nova Iorque: Abrams, 2015.
GIDDENS, Anthony. Modernity and Self-Identity: Self and Society in the Late Modern Age. Cambridge: Polity Press, 1991.
GUERRA, Paula; BENNETT, Andy. “Never Mind the Pistols? The Legacy and Authenticity of the Sex Pistols in Portugal”. In: Popular Music and Society, 38(4), 500-521, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03007766.2015.1041748 (Acesso em 28/10/2021).
GUERRA, Paula; FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. “Today your style, tomorrow the world: punk, moda e imaginário visual”. Moda Palavra, 12(23), 73-111, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13065/9327 (Acesso em 28/10/2021).
GUERRA, Paula; FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. “Prosopografias em São Paulo e Londres: moda, estilo, estética e cenas musicais contemporâneas”. In: Revista Tomo, 37(1), 215-252, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/13382 (Acesso em 28/10/2021).
HORYN, Cathy. “In London, HO-HUM Ends in Smash Finale”. In: The New York Times, 01 de Outubro de 2000. Disponível em: https://www.nytimes.com/2000/10/01/style/fashionreview-in-london-ho-hum-ends-in-smash-finale.html (Acesso em 28/10/2021).
MACDONALD, Stuart. The History and Philosophy of Art Education. Londres: University of London Press, 1970.
MADGE, Charles; WEINBERGER, Barbara. Art Students Observed. Cambridge: MIT Press, 1975.
MARRIOTT, John. Beyond the Tower: a history of East London. New Heaven: Yale University Press, 2012.
McROBBIE, Angela. British Fashion Design: Rag Trade or Image Industry? Londres: Routledge, 1998.
ROSENTHAL, Norman. “The Blood Must Continue to Flow”. In: ROSENTHAL, Norman; SAATCHI, Charles (org.). Sensation - Young British Artists from Saatchi Collection. Londres: Thames & Hudson, 1997.
SHONE, Richard. “From Freeze to House: 1988-94”. In: ROSENTHAL, Norman; SAATCHI, Charles (org.). Sensation - Young British Artists From Saatchi Collection. Londres: Thames & Hudson, 1997.
SPINDLER, Amy. “A Mostly Minimal Look in London”. The New York Times, 20 de Outubro de 1993. Disponível em: https://www.nytimes.com/1993/10/20/news/review-fashion-amostly-minimal-look-in-london.html (Acesso em 28/10/2021).
SPOONER, Catherine. “A Gothic mind”. In: WILCOX, Claire (Org.). Alexander McQueen. Nova Iorque: Abrams, 2015.
THOMAS, Dana. Gods and Kings: The Rise and Fall of Alexander McQueen and John Galliano. Nova Iorque: Penguin Books, 2015.
THORNTON, Sarah. “The Social Logic of Subcultural Capital, 1995”. In: GELDER, Ken;
THORNTON, Sarah. The Subculture Reader. Londres: Routledge, 1997.
TODD, Stephen. The Importance of Being English. Londres: Blueprint, 1997.
TOWNSEND, Eleanor. “Memento Mori”. In: WILCOX, Claire (Org.). Alexander McQueen. Nova Iorque: Abrams, 2015.
TSEËLON, Efrat. The Masque of Femininity: The Presentation of Woman in Every-Day Life. Londres: Sage, 1995.
WALLESTEIN, Katharine. “Thinness and Other Refusals in Contemporary Fashion Advertisements”. In: Fashion Theory, 2(2), 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/136270498779571149 (Acesso em 28/10/2021).
WHITLEY, Zoe. “Wasteland/Wonderland”. In: WILCOX, Claire (org). Alexander McQueen.Nova Iorque: Abrams, 2015.
WILCOX, Claire. “Edward Scissorhands”. In: WILCOX, Claire. Alexander McQueen. Nova Iorque: Abrams, 2015.
WU, Chin-Tao. Privatização da Cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 1980. São Paulo: Boitempo, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais