Os Fashion Desperados e a geração Sensation

arte, moda e práticas DIY em Londres nos anos 1990

Auteurs

  • Henrique Grimaldi Figueredo

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.i34.1474

Mots-clés :

Londres, East End, DIY, Anos 1990, Arte

Résumé

Tomando as comunidades artísticas em Londres no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 como foco, esse artigo pretende desnudar as condicionantes sociais, políticas e econômicas que permitiram a emergência das práticas do-it-yourself na arte e na moda. Identificando na remodelação curricular inglesa e no imaginário social do risco as conjunturas centrais dessas mudanças, demonstraremos como essa geração incorpora outra epistemologia da criação que irá reverberar em distintas ordens simbólicas e materiais, nomeadamente, (i) na reativação do East End; (ii) na criação de empreendedorismos criativos; e, (iii) no rejuvenescimento das energias capitalísticas da cultura, incorporando na primeira década do novo milênio uma conversão das práticas DIY em práticas mainstream. Metodologicamente, utilizaremos uma extensa revisão bibliográfica assim como a aplicação de uma etnografia visual, de modo a constituir os lastros materiais que nos permitem traçar tais concatenações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Henrique Grimaldi Figueredo

Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), Brasil, e pesquisador visitante (2021-2022) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França.

Références

ABBOTT, Kate. “Tracey Emin and Sarah Lucas: How we made The Shop”. The Guardian, 12 de agosto de 2013. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2013/aug/12/tracey-emin-sarah-lucas-shop (Acesso em 26/03/2021).

ARNOLD, Rebecca. “Heroin Chic”. In: Fashion Theory, 3(3), 279-295, 1999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/136270499779151405 (Acesso em 28/10/2021).

BECK, Ulrich. Risk Society: Towards a New Modernity. Londres: Sage, 1992.

BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição a uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Zouk, 2004.

CALLAHAN, Maureen. Champagne Supernovas: Kate Moss, Marc Jacobs, Alexander McQueen e os rebeldes dos anos 1990 que reinventaram a moda. Rio de Janeiro: Fábrica 231, 2015.

EVANS, Caroline. Fashion At The Edge: Spectacle, Modernity and Deathliness. New Haven: Yale University Press, 2012.

FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. Entre padrões de estetização e tipologias econômicas: a economia estética na moda contemporânea a partir da passarela de Alexander McQueen (1992-2010). Dissertação de Mestrado.Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018. Disponível em: https://www2.ufjf.br/ppgacl/wp-content/uploads/sites/139/2018/04/Disserta%C3%A7%C3%A3ohenrique.pdf (Acesso em 28/10/2021).

FIGUEREDO, HenriqueGrimaldi.“Poruma sociologia doexcesso: a moda inglesa entreonarcóticoe onecrotério”. In: Anaisdo15º ColóquiodeModadaABEPEM, s/p, 2019a. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/14f7UuJYlRa7wf0tziu4Q7fVM23vHmtUp?usp=sharing (Acesso em 22/02/2021).

FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. “The Soho scene and the aesthetic transformation in British fashion in early 90s”. In: GUERRA, Paula; ALBERTO, Thiago (eds). Keep it simple, make it fast! An approach to underground music scenes vol. 4. Porto: Editora da Universidade do Porto, 2019b. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/17713.pdf (Acesso em 28/10/2021).

FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. “Performar o risco: quatro necrológicos contemporâneos em Alexander McQueen” [Performing the risk: four contemporary obituaries in Alexander McQueen, english version]. CONCEIÇÃO/CONCEPTION Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp, 9(1), 1-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8659720 (Acesso em 28/10/2021).

FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. “Estética da ansiedade: notas conceituais sobre a cultura do risco, uma abordagem sociológica”. In: Teoria e Cultura, 16(2), 132-146, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/33385 (Acesso em 28/10/2021).

FORTY, Adrian. Objetos de desejo. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

FRANKEL, Susannah. “The Early Years”. In: WILCOX, Claire (org). Alexander McQueen. Nova Iorque: Abrams, 2015.

FURY, Alexander. “Show, and tell”. In: WILCOX, Claire (Org.). Alexander McQueen. Nova Iorque: Abrams, 2015.

GIDDENS, Anthony. Modernity and Self-Identity: Self and Society in the Late Modern Age. Cambridge: Polity Press, 1991.

GUERRA, Paula; BENNETT, Andy. “Never Mind the Pistols? The Legacy and Authenticity of the Sex Pistols in Portugal”. In: Popular Music and Society, 38(4), 500-521, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03007766.2015.1041748 (Acesso em 28/10/2021).

GUERRA, Paula; FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. “Today your style, tomorrow the world: punk, moda e imaginário visual”. Moda Palavra, 12(23), 73-111, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13065/9327 (Acesso em 28/10/2021).

GUERRA, Paula; FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. “Prosopografias em São Paulo e Londres: moda, estilo, estética e cenas musicais contemporâneas”. In: Revista Tomo, 37(1), 215-252, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/13382 (Acesso em 28/10/2021).

HORYN, Cathy. “In London, HO-HUM Ends in Smash Finale”. In: The New York Times, 01 de Outubro de 2000. Disponível em: https://www.nytimes.com/2000/10/01/style/fashionreview-in-london-ho-hum-ends-in-smash-finale.html (Acesso em 28/10/2021).

MACDONALD, Stuart. The History and Philosophy of Art Education. Londres: University of London Press, 1970.

MADGE, Charles; WEINBERGER, Barbara. Art Students Observed. Cambridge: MIT Press, 1975.

MARRIOTT, John. Beyond the Tower: a history of East London. New Heaven: Yale University Press, 2012.

McROBBIE, Angela. British Fashion Design: Rag Trade or Image Industry? Londres: Routledge, 1998.

ROSENTHAL, Norman. “The Blood Must Continue to Flow”. In: ROSENTHAL, Norman; SAATCHI, Charles (org.). Sensation - Young British Artists from Saatchi Collection. Londres: Thames & Hudson, 1997.

SHONE, Richard. “From Freeze to House: 1988-94”. In: ROSENTHAL, Norman; SAATCHI, Charles (org.). Sensation - Young British Artists From Saatchi Collection. Londres: Thames & Hudson, 1997.

SPINDLER, Amy. “A Mostly Minimal Look in London”. The New York Times, 20 de Outubro de 1993. Disponível em: https://www.nytimes.com/1993/10/20/news/review-fashion-amostly-minimal-look-in-london.html (Acesso em 28/10/2021).

SPOONER, Catherine. “A Gothic mind”. In: WILCOX, Claire (Org.). Alexander McQueen. Nova Iorque: Abrams, 2015.

THOMAS, Dana. Gods and Kings: The Rise and Fall of Alexander McQueen and John Galliano. Nova Iorque: Penguin Books, 2015.

THORNTON, Sarah. “The Social Logic of Subcultural Capital, 1995”. In: GELDER, Ken;

THORNTON, Sarah. The Subculture Reader. Londres: Routledge, 1997.

TODD, Stephen. The Importance of Being English. Londres: Blueprint, 1997.

TOWNSEND, Eleanor. “Memento Mori”. In: WILCOX, Claire (Org.). Alexander McQueen. Nova Iorque: Abrams, 2015.

TSEËLON, Efrat. The Masque of Femininity: The Presentation of Woman in Every-Day Life. Londres: Sage, 1995.

WALLESTEIN, Katharine. “Thinness and Other Refusals in Contemporary Fashion Advertisements”. In: Fashion Theory, 2(2), 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/136270498779571149 (Acesso em 28/10/2021).

WHITLEY, Zoe. “Wasteland/Wonderland”. In: WILCOX, Claire (org). Alexander McQueen.Nova Iorque: Abrams, 2015.

WILCOX, Claire. “Edward Scissorhands”. In: WILCOX, Claire. Alexander McQueen. Nova Iorque: Abrams, 2015.

WU, Chin-Tao. Privatização da Cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 1980. São Paulo: Boitempo, 2006.

Téléchargements

Publiée

2022-03-29

Comment citer

FIGUEREDO, H. G. Os Fashion Desperados e a geração Sensation: arte, moda e práticas DIY em Londres nos anos 1990. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 34, p. 64–85, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i34.1474. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1474. Acesso em: 2 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê