Espaço aberto: esse tal de espírito do tempo...
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.55Resumen
Aline, tudo bem?
Quanto tempo sem se falar... estava sem tempo. Engraçado como o tempo
parece que anda nos devorando mais do que nunca. Quando paro para
pensar que essa ideia do tempo que devora vem lá da mitologia grega, com
Chronos, o deus do tempo, devorando os próprios filhos até ser assassinado
por um deles, fico pensando se foi uma previsão de um tempo onde o tempo
volta a ser o deus supremo. Zeus e seus raios não têm mais vez (...)
Descargas
Citas
BENJAMIN, W. Sociologia. São Paulo: Ática, 1985.
BOURDIEU, P. A distinção. Porto Alegre: Zouk, 2007.
______. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CAMPOS, A. Q.; RECH, S. R. Considerações sobre moda, tendências e consumo. Iara –Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo: Senac, v. 3, n. 3, p. 170-198, dez. 2010.
CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2004.
FORTY, A. Objetos do desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
GARCIA, C.; MIRANDA. A. P. de. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2003.
JUNG, C. G. Sincronicidade. Petrópolis: Vozes, 1984.
MONÇORES, A. M; PORTINARI, D. B. Moda Mangue: a influência do movimento Manguebeat na moda pernambucana. Rio de Janeiro, 2006. Dissertação (Mestrado) –Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
______; MAGALHÃES, C. , CASTILHO, K. Tendências: novo constante. Rio de Janeiro, 2013.Tese (Doutorado) – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
PEVSNER, N. Academias de arte: passado e presente. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SARTRE, J.-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação da Letras e Cores, 2010.
SLATER, D. Cultura do consumo & modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos de sociologia compreensiva. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999, v. 1.
______. A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais. São Paulo: Ática, 2006.