Relações entre a formação superior em Moda e os campos de atuação dos egressos

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DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.v14i29.1152

Mots-clés :

Curso superior, Moda, Trabalho, Egressos

Résumé

O presente artigo tem como tema as relações entre a formação e o campo de atuação do profissional de moda. Foram analisados os percursos formativo e profissional e os campos de atuação dos egressos do ano de 2001 de um curso de bacharelado em Moda, em Santa Catarina, iniciado em 1997. Os dados da presente pesquisa foram gera-dos por meio do questionário, aplicado aos egressos (2001), dos quais os relatos dessa primeira turma auxiliam a compreender a proposta curricular e os diferentes contextos de formação daquele período histórico. Para compreender o currículo desse curso e seus cruzamentos com a atuação do profissional formado utilizou-se para geração de dados o Projeto de Viabilidade do Curso de Moda (1996) e a avaliação da entrevista com o coorde-nador do curso. A esses instrumentos foram utilizadas a análise temática e discursiva de Bardin (2016). Por meio dessas vozes, busca-se compreender como se dão suas relações profissionais a partir do currículo da graduação. Ainda como base teórica, utiliza-se Antu-nes (1985; 2015) a fim de fundamentar as transformações vividas pelos estudantes diante das morfologias do mundo do trabalho durante a década de 2000.

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Emanuella Scoz, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade de Blumenau (2019), Instituto Federal de Santa Catarina – Campus
Gaspar.

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Publiée

2020-08-03

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SCOZ, E. Relações entre a formação superior em Moda e os campos de atuação dos egressos. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 395–418, 2020. DOI: 10.26563/dobras.v14i29.1152. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1152. Acesso em: 20 déc. 2024.

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