Moda e crítica: gosto espontâneo e gosto judicativo

Auteurs

  • Renata Pitombo Cidreira

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.v7i16.33

Mots-clés :

crítica, moda, jornalismo cultural.

Résumé

Qual o espaço da crítica de moda no Brasil? Podemos reconhecer a existência de uma crítica de moda? Como ela se exerce e que papel desempenha no cenário do jornalismo cultural contemporâneo? Essas são algumas perguntas que esperamos contemplar no presente texto, por meio da contribuição de autores como John Dewey (2010), Luigi Pareyson (1993), Daniel Piza (2004) e Eduardo Motta (2013).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CIDREIRA, Renata Pitombo. Jornalismo de moda: crítica, feminilidade e arte. Recôncavos: Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras, v. 1, n. 1, p. 46-53, 2007.

DEWEY, John. Crítica e percepção. In: ____. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MOTTA, Eduardo. Uma questão crítica. In: ____. O lugar maldito da aparência. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

PAREYSON, Luigi. Leitura, interpretação e crítica. In: ____. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

PIZA, Daniel. Jornalismo cultural. São Paulo: Contexto, 2004.

____. Questão de gosto: ensaios e resenhas. Rio de Janeiro: Record, 2000.

RICOEUR, Paul. Mundo do texto e mundo do leitor. In: ____. Tempo e narrativa. Tomo III. Campinas, SP: Papirus, 1997.

SVENDSEN, Lars. Apêndice: crítica de moda. In: ____. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

TADEU, Tomaz (org.). Manual do dândi: a vida com estilo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Téléchargements

Publiée

2014-10-27

Comment citer

CIDREIRA, R. P. Moda e crítica: gosto espontâneo e gosto judicativo. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 64–69, 2014. DOI: 10.26563/dobras.v7i16.33. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/33. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos