Moda e crítica: gosto espontâneo e gosto judicativo

Autori

  • Renata Pitombo Cidreira

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v7i16.33

Parole chiave:

crítica, moda, jornalismo cultural.

Abstract

Qual o espaço da crítica de moda no Brasil? Podemos reconhecer a existência de uma crítica de moda? Como ela se exerce e que papel desempenha no cenário do jornalismo cultural contemporâneo? Essas são algumas perguntas que esperamos contemplar no presente texto, por meio da contribuição de autores como John Dewey (2010), Luigi Pareyson (1993), Daniel Piza (2004) e Eduardo Motta (2013).

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

CIDREIRA, Renata Pitombo. Jornalismo de moda: crítica, feminilidade e arte. Recôncavos: Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras, v. 1, n. 1, p. 46-53, 2007.

DEWEY, John. Crítica e percepção. In: ____. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MOTTA, Eduardo. Uma questão crítica. In: ____. O lugar maldito da aparência. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

PAREYSON, Luigi. Leitura, interpretação e crítica. In: ____. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

PIZA, Daniel. Jornalismo cultural. São Paulo: Contexto, 2004.

____. Questão de gosto: ensaios e resenhas. Rio de Janeiro: Record, 2000.

RICOEUR, Paul. Mundo do texto e mundo do leitor. In: ____. Tempo e narrativa. Tomo III. Campinas, SP: Papirus, 1997.

SVENDSEN, Lars. Apêndice: crítica de moda. In: ____. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

TADEU, Tomaz (org.). Manual do dândi: a vida com estilo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Pubblicato

2014-10-27

Come citare

CIDREIRA, R. P. Moda e crítica: gosto espontâneo e gosto judicativo. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 64–69, 2014. DOI: 10.26563/dobras.v7i16.33. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/33. Acesso em: 3 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos