As narrativas do vestir

modas e consumos no Segundo Reinado em análise nos periódicos O Novo Correio das Modas e A Estação

Autores

  • Bruna Aucar
  • Olga Bon
  • Tatiana Siciliano

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1294

Palavras-chave:

Moda, Segundo Reinado, Rio de Janeiro, Periódicos ilustrados de moda, Narrativas midiáticas

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as narrativas de anúncios veiculados nosperiódicos ilustrados de moda do Segundo Reinado presentes na cidade do Rio de Janeiro.Para isso, faremos a investigação de dois títulos em especial: a coluna Modas, seção fixado jornal O Novo Correio das Modas (1852-1854); e as 24 edições de 1889 da revista AEstação (1879-1904), ano marcante como o último do Império brasileiro e que solidificouo veículo como organizador dos modismos cariocas. Portanto, tomamos como base a linguagemcontida nos discursos dos periódicos de moda a fim de compreender o processode transformações identitárias e culturais que o Rio de Janeiro atravessava em meadosdo século XIX. Tais mudanças são frutos de uma ordem moderna, na qual os símbolos dovestir se modificavam cada vez mais, consolidando o sistema de consumo. O repertório deanúncios e discursos existentes nos jornais ilustrados de moda engloba materiais tantohistóricos quanto informativos por excelência, principalmente pela sua importância socialna urbe carioca do período estudado. A base teórica está fundamentada na semiótica, emum diálogo multidisciplinar que reúne proposições trazidas por Roland Barthes (1989),Nicolau Sevcenko (1998; 1998b), Mary Del Priore (2016; 2017) e Lilia Schwarcz (1998).As investigações de Maria do Carmo Rainho (2002) também foram destacadas na articulaçãoentre o campo da moda, a cidade do Rio de Janeiro e os periódicos em circulação.

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Biografias Autor

Bruna Aucar

Doutora pela PUC-Rio. Professora do Departamento de Comunicação, coordenadora do Laboratório de Antropologia do Consumo e coordenadora do curso de extensão Comunicação, Moda e Consumo da PUC-Rio.

Olga Bon

Doutora pela PUC-Rio. Professora do curso de extensão Comunicação, Moda e Consumo da PUC-Rio.

Tatiana Siciliano

Doutora pelo Museu Nacional da UFRJ. Diretora do Departamento de Comunicação e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio

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Publicado

2021-04-14

Como Citar

AUCAR, B.; BON, O.; SICILIANO, T. As narrativas do vestir: modas e consumos no Segundo Reinado em análise nos periódicos O Novo Correio das Modas e A Estação. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 31, p. 142–167, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i31.1294. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1294. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Secção

III. Objetos, marcas e valores da moda no social