Diálogos entre marcas de moda e narrativa cinematográfica em Anna Karenina

Autores

  • Ana Paula Celso de Miranda
  • Amilcar Almeida Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v8i17.6

Palavras-chave:

moda, consumo, cinema, narrativa.

Resumo

Neste estudo, utilizamos o filme Anna Karenina, vencedor do Oscar de melhor figurino em 2013, para analisar o vestuário de cena não apenas como elemento da narrativa, mas também como instância que possibilita agregar ao filme valores de marcas consagradas de bens de consumo, num processo de adensamento mútuo de sentidos entre marca e narrativa cinematográfica, com o objetivo de contribuir para a compreensão da dinâmica de consumo na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BARNARD, Malcon. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

COSTA, Francisco Araujo da. O figurino como elemento essencial da narrativa. Famecos: sessões do imaginário. Porto Alegre, n. 8, p. 38-41, ago. 2002.

DICHTER, Ernest. Why we dress the way we do. In: SOLOMON, MIchael R. (Ed.). The psychology of fashion. Massachusetts: Lexington Books, 1985, p. 29-38.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DURRAN, Jacqueline. Meet the woman behind Keira Knightley’s Anna Karenina costumes: Jacqueline Durran. The Fashion Spot. 14 nov. 2012. Entrevista a Jennifer Davidson. Disponível em: <http://www.thefashionspot.com/runway-news/177335-meet-the-woman-behind-keira-knightlys-anna-karenina-costumes-jacqueline-durran/>. Acesso em: 16 dez. 2013.

______. An interview with Oscar-winning costume designer Jacqueline Durran. Huffington Post. 26 fev. 2013. Entrevista a Mary Hall. Disponível em: <http://www.huffingtonpost.com/mary-hall/jacqueline-durran-best-costume-design-oscars_b_2762016.html>. Acesso em: 16 dez. 2013.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2004.

JULLIER, Laurent; MARIE, Michel. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2012.

KOURLAS, Gia. Making words dance on screen. The New York Times. Nova York, p. C1, 24 nov. 2012.

LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. São Paulo: USP,1970.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e o seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

MACIEL, E. J. C. ; MIRANDA, Ana Paula Celso de. DNA da imagem de moda. In: V COLÓQUIO NACIONAL DE MODA, 2009, Recife. Anais do V Colóquio Nacional de Moda, 2009.

PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 319-342.

SOLOMON, Michael R. Consumer behavior: buying, having, and being. Massachusetts: Prentice-Hall, Inc. New-Jersey. 1996.

SPROLES, George B. Behavioral science theories of fashion. In: SOLOMON, MIchael R. (Ed.). The psychology of fashion. Massachusetts: Lexington Books, 1985, p. 55-70.

THOMPSON, C. J.; Caring consumers: gendered consumption meanings and the juggling lifestyle. Journal of Consumer Research. Vol. 22 March, 1996.

WRIGHT, Joe. Anna Karenina. [Filme]. Produção anglo-americana dirigida por Joe Wright. 129 min. color. son.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

MIRANDA, A. P. C. de; BEZERRA, A. A. Diálogos entre marcas de moda e narrativa cinematográfica em Anna Karenina. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 23–29, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i17.6. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/6. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)