Coberto/descoberto
Entrecruzamentos culturais do presente e passado
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1287Palavras-chave:
Semiotica della cultura, Moda, Moda islamicaResumo
O conjunto dos entrelaçamentos que codificam o comportamento humano nasvárias épocas pode ser definido, segundo Jurj Lotman (2006), como mitologia do comportamentocotidiano e social. Partindo desse pressuposto metodológico, o artigo investigaa dinâmica de cobertura/desvelamento no campo do vestuário ao longo de três partes.A primeira é dedicada ao vínculo que une a figura do velamento com o luto na culturaocidental pré-cristã e cristã. Os dispositivos contra o covid e outros fenômenos recentes,como o dress code preto do movimento #MeToo, aprofundam o radical nessa tradição. Nasegunda parte, a reflexão se baseia na oposição entre É necessário que se veja vs. É necessárioque não se veja, que provoca regimes de constrição, tabu, transgressão e causalidade.No contexto ocidental parece já estabelecido um termo neutro que é a aleatoriedadede estilos (nem transgressão, nem aleatoriedade), enquanto o Islã mais tradicionalistapermanece no contexto do tabu, impondo à mulher, embora com variações, o uso do véue a cobertura do corpo. Porém, na terceira e última parte, veremos o caso da consideradamodesta moda islâmica, um fenômeno relativamente recente que cria um termo inédito ecomplexo, o qual conjuga as limitações tradicionais com a busca da elegância e da liberdadede movimento da mulher. Enfim, o artigo reflete sobre o mais amplo contexto culturaldessa mudança, uma vez que a hegemonia da transgressividade ou da aleatoriedade doscostumes ocidentais parece estar em grande declínio no mundo todo, inclusive no que dizrespeito às séries de televisão e aos filmes.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. La questione dell’Altro. Stereotipo, discriminazione e discorso delcolonialismo. In: BIANCHI, Cinzia; DEMARIA, Cristina; NERGAARD, Siri (a cura di). Spettridel potere. Ideologia identità traduzione negli studi culturali. Roma: Meltemi, 2002.
BHUTTO, Fatima. New kings of the world. Dispatches from Bollywood, Dizi, and K-Pop.New York: Columbia University Press, 2019.
BELTING, Hans. Faces: eine geschichte des gesichts. München: München: C. H. Beck, 2013;trad. italiana Facce. Storia del volto. Roma: Carocci, 2014.
CALVINO, Italo. Palomar. Torino: Einaudi, 1983.
CORRAIN, Lucia. Il velo dell’arte. Una rete di immagini tra passato e contemporaneità.Firenze-Lucca: VoLo publisher, 2016.
ECO, Umberto. Apocalittici e integrati. Milano: Bompiani, 1963.
ECO, Umberto. A passi di gambero. Guerre calde e populismo mediatico. Milano:Bompiani, 2006.
FLOCH, Jean-Marie. Identités visuelles. Paris: Presses Universitaires de France,1995, trad.it. Identità visive. Milano: Angeli, 1997.
HOUELLEBECQ, Michel. Soumission. Paris: Flammarion, 2015.
LANDOWSKI, Eric; FIORIN, Josè Luiz. O gosto da gente, o gosto das coisas: abordagemsemiótica. São Paulo: EDUC, 1997, trad. it. Gusti e disgusti. Sociosemiotica del quotidiano.Torino: Testo & Immagine, 2000.
LLEWELLYN-JONES, Lloyd. Aphrodite’s Tortoise: The Veiled Woman of Ancient Greece.Swansea: The Classical Press of Wales, 2003.
LOTMAN, Jurij. Dekabrist v povsednevnoj žizni (Bytovoe povedenie kak istorikopsichologičeskajakategorija). In: V.G. Bazanov – V.E. Vacuro Literaturnoe nasledie dekabristov. Leningrad:Nauka, 1975. trad. italiana Il decabrista nella vita. Il gesto, l’azione, il comportamento cometesto. In: LOTMAN, Jurij. Trad. M. Boffito. Da Rousseau a Tolstoj. Saggi sulla cultura russa.Bologna: Il Mulino, 1984.
LOTMAN, Jurij. Poetica bytvogo povedenija v russkoj kul’ture XVIII veka. In: Trudy poznakovym sistemam, n. 9, 1977, p. 65-89, trad. it. Lo stile, la parte, l’intreccio. La poetica delcomportamento quotidiano nella cultura russa del XVIII secolo in Lotman 2006.
LOTMAN, Jurij. Tesi per una semiotica delle culture. Roma: Meltemi, 2006.MAGLI, Patrizia. Pitturare il volto. Il trucco, l’arte, la moda. Venezia: Marsilio, 2013.PEZZINI, Isabella, TERRACCIANO, Bianca (a cura di). La moda. Fra senso e cambiamento.Roma: Meltemi, 2020.
POZZATO, Maria Pia. Foto di matrimonio. Analisi di una trasformazione estetica e sociale a partire dagli anni sessanta. In: Pozzato, Maria Pia. Foto di matrimonio e altri saggi. Milano: Bompiani, 2012a, p. 35- 98.
POZZATO, Maria Pia. Il velo. Un problema di semiotica della cultura. In: Pozzato, Maria Pia. Foto di matrimonio e altri saggi. Milano: Bompiani, 2012b, p. 129-145.
POZZATO, Maria Pia. Dal velo tradizionale alla modest fashion islamica. In: Pezzini, Isabella; Terracciano, Bianca (a cura di), 2020, p. 177-198.