Por que ler ... Diana Crane?

Authors

  • Maria Lucia Bueno

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v3i6.274

Abstract

No século XIX, a moda vinha, em grande parte, de uma única origem: Paris, cujos ditames eram amplamente aceitos em outras sociedades industriais. No século XX, a importância crescente da moda de outros países, dos líderes da moda na cultura de mídia e das subculturas centradas nas atividades de lazer tornou mais complexas as relações entre escolhas de vestuário e moda. Como o seu público potencial expandiu da esfera local para a nacional, e da nacional para a global, as organizações do mundo da moda se transformaram. No passado os criadores de moda de pequenas empresas urbanas procuravam adquirir prestígio e atrair clientes associando-se com as artes (...)

Downloads

Download data is not yet available.

References

CRANE. Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac, 2006, p. 46-47.

ROCHE, Daniel. A cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII-XVIII). São Paulo: Senac, 2009. PERROT, Philippe. Le dessus et les dessous de la bourgeoisie: une histoire du vêtement au XIX siècle. Paris: Fayard, 1981.

WILSON, Elisabeth. Enfeitada de sonhos: moda e modernidade. Lisboa: Edições 70, 1989.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e o seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Published

2009-02-09

How to Cite

BUENO, M. L. Por que ler ... Diana Crane?. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 13–16, 2009. DOI: 10.26563/dobras.v3i6.274. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/274. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Colunas