Pedro Weingärtner, pintor da vida moderna e a moda nos museus

Autores

  • Joana Bosak

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v9i19.449

Palavras-chave:

história da arte, história da indumentária, arte e indumentárias, museus, Pedro Weingärtner.

Resumo

A presente reflexão busca estabelecer relações de produtividade entre o artigo de Athos Damasceno Ferreira, Apontamentos para o estudo de uma indumentária do Rio Grande do Sul, de 1957, já abordado anteriormente, com as narrativas visuais do pintor teuto-rio-grandense Pedro Weingärtner, como cronista da indumentária do fim do século XIX. Assim, busca-se estabelecer uma ponte entre a história da arte acadêmica e tradicional, documentada pelos museus, e a história da indumentária local, ainda carente de coleções materiais. Defende-se o estudo dos acervos pictóricos para a compreensão de uma história da moda regional, como forma de representação (mimese) possível.

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Publicado

2016-06-09

Como Citar

BOSAK, J. Pedro Weingärtner, pintor da vida moderna e a moda nos museus. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 14–22, 2016. DOI: 10.26563/dobras.v9i19.449. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/449. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos