v. 12 n. 25 (2019)

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Publicado: 2019-04-29

Edição completa

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.871

Editorial

  • A moda, a arte e suas manifestações disruptivas

    Adriana Tulio Baggio, Maria Claudia Bonadio
    4-6
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.872

Dossiê

  • A moda e suas manifestações disruptivas: dor, rebeldia e não-conformismo

    Juliana Schmitt, Maíra Zimmermann
    7-11
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.850
  • Dor e morte na indumentária espanhola. Vestir-se de luto no fim do século XIX

    Jose A. Ortiz
    12-37
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.851
  • Suportar o drapeado: diálogos entre corpo e vestuário no movimento dançado de Loïe Fuller e Ola Maciejewska

    Marie Schiele
    38-52
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.852
  • O corset e o véu enquanto manifestações disruptivas do vestuário: a tightlacer e o Tuareg

    Marilia Jardim
    53-74
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.853
  • Corpos que ultrapassam o limite, excedem a fronteira, transbordam de si

    Beatriz Ferreira Pires
    75-94
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.854
  • Mulheres na luta pela emancipação: novo vestuário e novos comportamentos pelas lentes da imprensa carioca – 1900-1914

    Cláudia de Oliveira
    95-110
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.855
  • Censura das cópias na indústria da moda

    Humberto Pinheiro Lopes
    111-128
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.856
  • A revolução grisalha: mulheres (re) semantizando signos do envelhecimento

    Denise Castilhos de Araujo
    129-143
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.857
  • O vestir político: as estampas wax hollandais como ferramentas de afirmação da identidade afro-brasileira

    Dandara Maia
    144-164
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.858

Artigos

  • A resistência na moda através do tempo: movimento punk e slow fashion.

    Marta Sorelia Felix de Castro, José Clerton de Oliveira Martins, Karla Patrícia Martins Ferreira
    165-183
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.859
  • Uma investigação sobre o Ser da Moda: a filosofia das roupas em Thomas Carlyle

    Ana Carolina Acom, Joana Bosak, Denise Moraes
    184-198
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.860
  • Psicologia social & moda: uma interface possível

    Francisco Nunes dos Reis Junior, Laura Novaes Andrade
    199-212
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.861
  • O estudo de têxteis no Brasil: uma pesquisa bibliométrica na base de dados Scielo

    Maria Adircila Starling Sobreira
    213--229
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.862

Costuras

  • A maquiagem tem um gênero? Olhares sobre a maquiagem masculina

    Catherine Lanoë, Thiago Mattos
    230-235
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.863
  • Incompreensões, desconfortos e escândalos na moda contemporânea

    Axel Moulinier
    236-246
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.864

Entrevistas

  • ¡Rómpelo-tu-mismo! Histórias do punk argentino e outras rebeldias portenhas

    Juliana Schmitt
    247-252
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.865
  • ¡Rómpelo-tu-mismo! Historias del punk argentino y otras rebeldías porteñas

    Juliana Schmitt
    253--259
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.866

Resenhas

  • Erasmo Carlos e sua fama de mau: o rock e a cultura juvenil no Brasil (1950-60)

    Maíra Zimmermann
    260-267
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.867
  • Os avessos dos bastidores: a visibilidade da mulher negra nos trabalhos de Rosana Paulino

    Aymê Okasaki
    268-275
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.868
  • Ela pinta como se estivesse bordando: pinturas e vestimentas na obra de Maria Auxiliadora

    Hanayrá Negreiros
    276-285
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.869
  • Normas para Publicação

    286
    DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v11i25.870