Angels with dirty faces: punk, moda e iconoclastias contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.917

Palavras-chave:

Moda. Punk. Do-it-yourself.

Resumo

Neste artigo propomos uma análise da génese da moda punk portuguesa. Devido à sobrevalorização da realidade londrina, o vestuário punk pode revelar, à primeira vista, um carácter de homogeneidade. Contudo, através da consideração de diferentes realidades e contextos sócio-históricos, é possível estabelecer uma visão mais cuidada do que foi e do que é a moda punk. Em Portugal, no tempo posterior a quatro décadas de ditadura, esta moda constituiu-se como forma de disrupção. Através de um conjunto de entrevista atores-chave da cena punk portuguesa, procuraremos analisar de que forma esta moda disruptiva foi acionada e, ainda, como se distingue de outras realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Perennial fashion – jazz. In: ADORNO, Theodor W. Tradução Shierry Weber Nicholsen. Prisms. Cambridge: MIT Press, 1981. p. 119-132.

BELL, Celeste; HOWE, Zoe. Dayglo: The Poly Styrene Story. Londres: Omnibus Press, 2019.

BOURDIEU, Pierre. A distinção. Uma crítica social da faculdade do juízo. Tradução Pedro Elói. Lisboa: Edições 70, 2010.

CARTLEDGE, Frank. Distress to Impress? Local Punk Fashion and Commodity Exchange. In: ROGER, Sabin (ed.). Punk Rock: So What? The Cultural Legacy of Punk. Londres: Routledge, 1999. p. 143-154.

CLARKE, Jean S.; HOLT, Robin. Vivienne Westwood and the Ethics of Consuming Fashion. Journal of Management Inquiry, v. 25, n. 2, p. 199-213, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1056492615592969?journalCode=jmia. Acesso em: 26 jun. 2019.

CLARKE, John et al. Subcultures, Cultures and Class. In: GELDER, Ken; THORNTON, Sarah (ed.). The Subculture Reader Londres: Routledge, 1997. p. 100-111.

COLEGRAVE, Stephen; SULLIVAN, Chris. Punk. Hors limites. Paris: Éditions du Seuil, 2002.

CRANE, Diana. Diffusion Models and Fashion: A Reassessment. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 566, n. 1, p. 13–24, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1056492615592969. Acesso em: 26 jun. 2019.

FIELD, George A. The Status Float Phenomenon: The Upward Diffusion of Innovation. Business Horizons, v. 1, n. 4, p. 45-52, 1970. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0007681370901576. Acesso em: 26 jun. 2019.

GEERTZ, Clifford. Ideology as a Cultural System. In: APTER, David E. (ed.). Ideology and Discontent. Nova Iorque: Free Press, 1964.

GUERRA, Paula; QUINTELA, Pedro. O resto ainda é Hebdige. In: HEBDIGE, Dick. Subcultura. O significado do estilo. Lisboa: Maldoror, 2018. p. 5-71.

GUERRA, Paula; SILVA, Augusto Santos. Music and more than music: The approach to difference and identity in the Portuguese punk. European Journal of Cultural Studies, v. 18, n. 2, p. 207-223, 2014. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1367549414563294. Acesso em: 26 jun. 2019.

GUERRA, Paula; STRAW, Will. I wanna be your punk: o universo de possíveis do punk, do D.I.Y. e das culturas underground. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 6, n. 1, p. 5-16, 2017. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/1189. Acesso em: 26 jun. 2019.

GUERRA, Paula; XIAO, Jian. A Comparison between Portuguese and Chinese Punks: A Genealogy, Style, and Space. In: XIAO, Jian (ed.). Punk Culture in Contemporary China Singapore: Palgrave Macmillan, 2018. p. 177-199.

GUERRA, Paula. “Just can’t go to sleep”: DIY cultures and alternative economies from the perspective of social theory. Portuguese Journal of Social Science, v. 16, n. 3, p.283-303, 2017. Disponível em: https://www.ingentaconnect.com/content/intellect/pjss/2017/00000016/00000003/art00002. Acesso em: 26 jun. 2019.

GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal. Porto: Afrontamento, 2013.

GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal (1980-2010). 2010. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2010. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/56304/3/volume2000129546.pdf. Acesso em: 26 jun. 2019.

GUERRA, Paula. E nada mais foi como dantes: fragmentos contraculturais e seus estilhaços no pós-Abril de 1974 em Portugal. Teoria e Cultura, v. 13, n. 1, p. 195-214, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12396.pdf. Acesso em: 26 jun. 2019.

GUERRA, Paula. Keep it rocking: the social space of Portuguese alternative rock (1980–2010). Journal of Sociology, v. 51, n. 1, p. 615-630, 2015. Disponível em: https://journals. sagepub.com/doi/abs/10.1177/1440783315569557. Acesso em: 26 jun. 2019.

GUERRA, Paula. Punk, expectations, breaches, and metamorphoses. Critical Arts, v. 28, n. 1, p. 195-211, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02560046.2014.883697. Acesso em: 26 jun. 2019.

GUERRA, Paula et al. Collants, correntes e batons: género e diferença na cultura punk em Portugal e no Brasil. Lectora: revista de dones i textualitat, n. 23, p. 13-34, 2017. Disponível em: http://revistes.ub.edu/index.php/lectora/article/view/Lectora%202017.23.2. Acesso em: 26 jun. 2019.

HALL, Stuart. Culture, the Media and the “Ideological Effect”. In: CURRAN, James et al. (ed.). Mass Communication and Society. Londres: Arnold, 1977.

HEBDIGE, Dick. Contemporizing ‘subculture’: 30 years to life. European Journal of Cultural Studies, v. 15, n. 3, p. 399-424, 2012. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1367549412440525. Acesso em: 26 jun. 2019.

HEBDIGE, Dick. Subcultura: o significado do estilo. Tradução Paula Guerra e Pedro Quintela. Lisboa: Maldoror, 2018.

HESMONDHALGH, David. Subcultures, scenes or tribes? None of the above. Journal of Youth Studies, v. 8, n. 1, p. 21-40, 2005. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13676260500063652. Acesso em: 26 jun. 2019.

LAING, David. One Chord Wonders: Power and Meaning in Punk Rock. Milton Keynes: Open University Press, 1985.

MCKAY, George. Senseless Acts of Beauty: Cultures of Resistance since the Sixties. Londres: Verso, 1996.

MCROBBIE, Angela. Second-hand dresses and the role of the ragmarket. In: GELDER, Ken; THORNTON, Sarah (ed.). The Subculture Reader. Londres: Routledge, 1997. p. 191-199.

MULVAGH, Jane. Vivienne Westwood: An Unfashionable Life. Nova Iorque: HarperCollins, 2011.

POLHEMUS, Ted. Street Style: From Sidewalk to Catwalk. Londres: Thames & Hudson, 1994.

SILVA, Augusto Santos; GUERRA, Paula. As palavras do punk. Lisboa: Alêtheia, 2015.

SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda. Tradução Fernando Baptista Leite. Lisboa: Textos & Grafia, 2014.

SKRBIS, Zlatko; WOODWARD, Ian. Cosmopolitanism: Uses of the Idea. Londres: Sage, 2013.

STEELE, Valerie. Anti-Fashion: The 1970s. Fashion Theory, v. 1, n. 3, p. 279-295, 1997. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/136270497779640134. Acesso em: 26 jun. 2019.

THORNTON, Sarah. Club Cultures: Music, Media and Subcultural Capital. Londres: Polity, 1995.

UNSWORTH, Cathi; MOONEY, Jordan. Defying Gravity: Jordan’s Story. Londres: Omnibus Press, 2019.

WESTWOOD, Vivienne; KELLY, Ian. Vivienne Westwood. Londres: Picador, 2015.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

GUERRA, P. Angels with dirty faces: punk, moda e iconoclastias contemporâneas. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 123–149, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i26.917. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/917. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos