Lustro, laca e Liotard

técnicas e texturas entre Ásia e Europa

Autores

  • Noémie Etienne
  • Chonja Lee
  • Maria Cristina Volpi
  • Carolina Casarin

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1308

Palavras-chave:

História da Arte, Tecnologia, Iluminismo, Chinoiserie, Conexões históricas

Resumo

Com a ajuda de exemplos provenientes dos domínios das artes decorativas e das belas-artes, mostramos que o brilho das superfícies se torna um dos objetivos maiores da economia das chinoiseries. Os artesãos e artistas suíços tinham conhecimento das porcelanas, das lacas e dos tecidos que se difundiram por toda a Europa, e sua circulação estava ligada às ambições diplomáticas e econômicas dos países envolvidos (China, Japão, Sião, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda...). No continente é, portanto, uma questão de dominar essas técnicas para desenvolvê-las e comercializá-las. Além disso, os atores procuram traduzir o brilho e a textura em diferentes meios: os objetos importados da China ou do Japão transformam desse modo o universo sensorial europeu, estimulando a imitação de certas matérias e resultados plásticos, como o brilho e o perolado. Por exemplo, na natureza morta da coleção Getty, o pintor genebrino Jean-Etienne Liotard é diretamente confrontado com as propriedades materiais e formais das lacas asiáticas, introduzindo um novo horizonte visual e tátil na Europa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noémie Etienne

Professora no Instituto de História da Arte da Universidade de Berna, Suíça. Bolsista da Swiss National Science Foundation (SNSF). Especialista em arte moderna e cultura material. Lidera um projeto de pesquisa sobre exotismo na Europa entre 1600 e 1800 (www.theexotic.ch). Seu mais recente projeto de pesquisa é intitulado Histórias globais de conservação.

Chonja Lee

Pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de História da Arte da Universidade de Berna, Suíça, com o projeto Tecidos estampados suíços e franceses. Um estudo em História da Arte sobre imitação, consumo e construção do exótico no século XVIII.

Maria Cristina Volpi

Doutora em História pela UFF. Professora associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carolina Casarin

Doutora em História da Arte/UFRJ. Professora independente de História do vestuário e da moda.

Referências

AVCIOGLU, Nebahat. Turquerie and the politics of representation, 1728-1876. Farnham: Ashgate Publ., 2011.

BEHN, Aphra. Oroonoko or the royal slave. A true history. London: William Canning, 1688.

BOERLIN-BRODBECK, Yvonne. Chinoiserie in der deutschsprachigen Schweiz. In: HUGGER, Paul. (ed.) China in der Schweiz: Zwei Kulturen im Kontakt. Zürich: Offizin, 2005. p. 27-40.

CASTELLUCIO, Stéphane. Le prince et le marchand. Le commerce de luxe chez les marchands merciers parisiens pendant le règne de Louis XIV. Paris: Éditions SPM, 2014.

DUCRET, Sigfried. Die Zürcher Porzellanmanufaktur und ihre Erzeugnisse im 18. und 19. Jahrhundert. Bd. I. Zürich: Orell Fussli Verlag, 1959.

ETIENNE, Noémie. Paris. 1750-1815. Practice, discourse, materiality. Los Angeles: GCI Publications, 2017.

ETIENNE, Noémie; CHENAL, Vincent. Les demoiselles Rath et l’institution artistique à Genève autour de 1800. In: BERNARDI, Donatella. Post Tenebras Luxe. Catalogue d’exposition. (Genève, Musée Rath, du 28 août au 27 septembre 2009), Genève, Labor et Fides, 2009. p. 67-87.

FORRAY-CARLIER, Anne; KOPPLIN, Monika (ed.). Les secrets de la laque française. Le vernis Martin. Catalogue de l’exposition. (Paris: Les Arts Décoratifs, du 13 février 2014 au 8 juin), 2014.

GITTINGER, Mattiebelle. Master dyers to the world: technique and trade in early indian dyed cotton textiles. Washington: The Textile Museum, 1982.

GRUBER, Alain. Chinoiserie: Der Einfluss Chinas auf die europäische Kunst 17-19 Jahrhundert. Ausstellungskatalog Abegg-Stiftung. Bern: Riggisberger Berichte, 1984.

HUGGER, Paul. (ed.) China in der Schweiz: Zwei Kulturen im Kontakt. Zürich: Offizin Verlag, 2005.

JACKSON, Anna; JAFFER, Amin. (eds.) Encounters. The Meeting of Asia and Europe, 1500- 1800. London: Victoria & Albert Museum, 2004.

JAUCOURT, Chevalier de. Vernis du Japon. In: DIDEROT, Denis; D’ Alembert, Jean (eds.) Encyclopédie ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers. V. 17. Paris, 1765, p. 77.

JOLLY, Anna (ed.) A taste for the exotic. Foreign influences on early Eighteenth-Century silk designs (Riggisberger Berichte 14). Bern: Riggisberger Berichte, 2007.

KOOS, Marianne. Haut, Farbe und Medialität. Ober fläche im Werk von Jean-Etienne Liotard. München: Wilhelm Fink Paderborn, 2014.

KOPPLIN, Monika. Europäische Lackkunst. Ausgewählte Arbeiten. Durchgehend, meist farbig bebildert. Münster: Museum für Lackkunst, 1998.

LIOTARD, Jean-Etienne. Traité des principes et des règles de la peinture. Genf, 1781.

MARTIN, Meredith. Mirror Reflections: Louis XIV, Phra Narai, and the Material Culture of Kingship. Art History, London, n. 38, 2015, p. 652-667. DOI: 10.1111/1467-8365.12173.

ROETHLISBERGER, MARCEL. Jean-Etienne Liotard as a Painter of Still Lifes. The J. Paul Getty Museum Journal, Los Angeles, n. 13, 1985, p. 109-120.

SCHMIDT, Benjamin. Inventing Exoticism: Geography, Globalism, and Europe’s Early Modern World. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2015.

SHERIFF, Mary D. (org.). Cultural contact and the making of European Art since the age of exploration. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 2010.

SLOBODA, Stacey. Chinoiserie. Commerce and critical ornament in Eighteenth-Century britain. Manchester: Manchester University Press, 2014.

SMENTEK, Kristel. Looking East: Jean-Etienne Liotard, the Turkish Painter. In: AVCIOGLU, Nebahat; FLOOD, Barry (org.). Globalizing culture: art and mobility in the Eighteenth Century. Ars Orientalis. Smithsonian Institution: Washington, 2010, p. 84-112.

STAZAK, Jean-François. Qu’est-ce que l’exotisme? Le Globe. Revue genevoise de géographie, LOCAL, n. 148, 2008, p. 7-30.

VOIRET, Jean-Pierre. Genf und die Verbreitung der Chinoiserie in der Schweiz. In: HUGGER, Paul (ed.) China in der Schweiz: Zwei Kulturen im Kontakt. Zürich: Offizin, 2005. p. 12-26.

YONAN, Michael. Empress Maria Theresa and the politics of Habsburg Imperial Art. Philadelphia: Penn State University Press, 2011.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

ETIENNE, N.; LEE, C.; VOLPI, M. C.; CASARIN, C. Lustro, laca e Liotard: técnicas e texturas entre Ásia e Europa. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 31, p. 439–455, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i31.1308. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1308. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tradução