Corpo, roupa, moda nas inter-relações semióticas da comunicação

Autores

  • Ana Claudia de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v3i6.288

Palavras-chave:

corpo, roupa, moda, semiótica discursiva, pesquisa acadêmica.

Resumo

Este texto objetiva fazer uma apresentação das investigações que venho desenvolvendo nas últimas duas décadas na PUC-SP, relacionando os domínios do corpo e da vestimenta com o da moda, em relação ao social. Estudos dos modos como corpo e roupa tomam parte nas práticas sociais e suas ações na construção identitária do sujeito em suas performances diárias no mundo. Para isso é empreendida uma análise dos procedimentos de dar visibilidade ao sujeito, a partir de como as articulações entre corpo, roupa e moda nos seus modos de arranjo da plástica do corpo e da plástica da moda têm uma ação na formação identitária e uma intervenção marcante nas interações sociais quer no âmbito individual, quer no coletivo. Um recorte das orientações de mestrado e doutorado realizadas e em andamento na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica fundamenta a abrangência das angulações de tratamento desses campos de estudo que são para nós inter-relacionados, tendo em vista os seus mecanismos de
produção do sentido e significação do sujeito, do social, da cultura (...)

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Referências

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Publicado

2009-02-09

Como Citar

OLIVEIRA, A. C. de. Corpo, roupa, moda nas inter-relações semióticas da comunicação. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 58–72, 2009. DOI: 10.26563/dobras.v3i6.288. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/288. Acesso em: 29 jan. 2022.

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