Corpo, roupa, moda nas inter-relações semióticas da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v3i6.288Schlagworte:
corpo, roupa, moda, semiótica discursiva, pesquisa acadêmica.Abstract
Este texto objetiva fazer uma apresentação das investigações que venho desenvolvendo nas últimas duas décadas na PUC-SP, relacionando os domínios do corpo e da vestimenta com o da moda, em relação ao social. Estudos dos modos como corpo e roupa tomam parte nas práticas sociais e suas ações na construção identitária do sujeito em suas performances diárias no mundo. Para isso é empreendida uma análise dos procedimentos de dar visibilidade ao sujeito, a partir de como as articulações entre corpo, roupa e moda nos seus modos de arranjo da plástica do corpo e da plástica da moda têm uma ação na formação identitária e uma intervenção marcante nas interações sociais quer no âmbito individual, quer no coletivo. Um recorte das orientações de mestrado e doutorado realizadas e em andamento na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica fundamenta a abrangência das angulações de tratamento desses campos de estudo que são para nós inter-relacionados, tendo em vista os seus mecanismos de
produção do sentido e significação do sujeito, do social, da cultura (...)
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