Corpo vestido no social

contribuições da semiótica para o estudo da aparência e da identidade

Autores

  • Ana Claudia de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1282

Palavras-chave:

Corpo vestido, Semiótica, Sincretismo de linguagens, Regimes de sentido, interação e risco., Enunciado e enunciação.

Resumo

O presente artigo aborda como é formada a aparência (um parecer) que manifesta o ser por meio do corpo vestido que integra a história humana e como se constroem os tipos de articulação sincrética das linguagens que constituem o plano da expressão materializando o plano do conteúdo; discute-se, assim, como se processa, na plasticidade rítmica, a tradução em linguagens do que figurativiza o corpo vestido. Intenta-se também expor como a teoria semiótica, com o seu método – percurso gerativo do sentido nos níveis profundo, narrativo e discursivo –, possibilita dar conta dos regimes de interação, sentido e risco nesse tipo de imbricamento, em que enunciado e enunciação configuram totalidades de sentido. Ao visar um panorama do alcance da teoria semiótica, o artigo tem como objetivo apresentar as passagens entre as diferentes sintaxes em suas lógicas, regentes tanto da constelação da prudência quanto da aventura, que permitem caracterizar a presença ao mundo do sujeito, de grupos e da sociedade. Com esse aporte, propõe-se contribuir para o estudo analítico- interpretativo da apreensão e da produção de sentido do corpo vestido no social, na constituição da aparência e na formação identitária em relação às alteridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Oliveira

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP: FAFICLA - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica). Pós-Doutorada em Semiótica na E.H.E.S.S. com A. J. Greimas (1989-1991) e com E. Landowski (1992-1994). Codiretora do Centro de Pesquisas Sociossemióticas-CPS.

Referências

CASTILHO, Kathia. Configurações de uma plástica: do corpo à moda. 1998. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5168. Acesso em: 20 jan. 2021.

FLOCH, Jean-Marie. A contribuição da semiótica estrutural para o design de um hipermercado. Trad. Sílvia Alencar com a colaboração de Jenara Miranda. Primeira revisão de Ana Claudia de Oliveira e Yvana Fechine. Segunda revisão de Liana Costa. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; MARTYNIUK, Valdenise Leziér (orgs.). Sentidos do consumo. Os desafios do cenário contemporâneo à luz da semiótica de Greimas. São Paulo: Educ, 2017, p. 52-85.

GREIMAS, Algirdas. J. Semântica estrutural. Trad. Haquira Osakabe e Izidoro Blikstein. São Paulo: Edusp/Cultrix. 1973.

GREIMAS, Algirdas. J. Semiótica do discurso científico. Das modalidades. Trad. Cidmar Teodoro Pais. São Paulo: Difel, 1976.

GREIMAS, Algirdas. J. Por uma semiótica topológica. In: Semiótica e Ciências Sociais. Trad. Álvaro Lorencini e Sandra Nitrini. São Paulo: Cultrix, 1981.

GREIMAS, Algirdas J. Semiótica e Ciências Sociais. Trad. Álvaro Lorencini e Sandra Nitrini. São Paulo: Cultrix, 1981.

GREIMAS, Algirdas. J. e COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Dias e Al. São Paulo: Editora Cultrix, 1983.

GREIMAS, Algirdas. J. e COURTÉS, Joseph. Semiótica. Diccionario Razonado de la Teoria del Lenguaje. Tomo II. Trad. espanhol: Enrique Vallón Aguirre. Madri: Editorial Gredos, 1991, p. 232-233.

GREIMAS, Algirdas. J. Semiótica figurativa e semiótica plástica. Trad. Ignácio Assis Silva. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (org.). Semiótica plástica. São Paulo: Editora Hacker e Editora do CPS, 1992.

GREIMAS, Algirdas. J. A sopa ao Pistou ou a construção de um objeto de valor. Trad. Edith Lopes Modesto. Significação: revista de cultura audiovisual, São Paulo, 1996, n. 11-12. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90509. Acesso em: 20 jan. 2021.

GREIMAS, Algirdas. J. Da imperfeição. Trad. Ana Claudia de Oliveira. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores e Editora do CPS, 2017.

GREIMAS, Algirdas. J. La mode en 1830. Langage et société: écrits de jeunesse. Paris: P.U.F., 2000.

LANDOWSKI, Eric. Do referente, perdido e reencontrado. In: Cruzeiro semiótico, Porto, 1995, n. 17.

LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. In: Galáxia. n. 2. Trad. Ana Claudia de Oliveira e Marcia Vinci. São Paulo: EDUC, 2001. Disponível em: https://bit.ly/3c9Hn9v. Acesso em: 20 jan. 2021.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. Ensaios sociossemióticos II. Trad. Mary Amazonas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

LANDOWSKI, Eric. Passions sans nom. Essays sócio-sémiotiques III. Paris: P.U.F, 2004.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luísa Helena de Oliveira. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

LANDOWSKI, Eric. Vinte anos depois. A propósito de semiótica figurativa e semiótica plástica. In: LANDOWSKI, E. Com Greimas. Trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Estação das Letras e Cores e Editora do CPS, 2017.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. A plástica sensível da expressão sincrética e enunciação global. In: OLIVEIRA, A. C. de; TEIXEIRA, L. (orgs.). Linguagens na comunicação: Desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores e Editora do CPS, 2009.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. Interações discursivas. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (ed.). As interações sensíveis. São Paulo: Estação das Letras e das Cores e Editora do CPS, 2014.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. (org.). Sentido e interação nas práticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores e Editora do CPS, 2016.

PROPP, Vladimir. I. Morfologia do conto maravilhoso. Trad. Lúcia Pessôa da Silveira. São Paulo: Forense Universitária, 1984.

Downloads

Publicado

2021-04-13

Como Citar

OLIVEIRA, A. C. de. Corpo vestido no social: contribuições da semiótica para o estudo da aparência e da identidade. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 31, p. 13–40, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i31.1282. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1282. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

I. Roupa, corpo, moda nas construções de sentido

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>