Louis Vuitton e a campanha publicitária Journey
DOI :
https://doi.org/10.26563/dobras.v5i11.164Mots-clés :
Louis Vuitton, sincretismo de linguagens, audiovisual, propaganda.Résumé
O trabalho realiza uma análise do sincretismo de linguagens da campanha Journey, primeiro filme publicitário da Louis Vuitton, marca francesa de luxo usuária frequente de mídia impressa, e utiliza como base teórica a semiótica greimasiana, por meio de uma revisão bibliográfica dos trabalhos de Oliveira, Médola, Bertrand e Floch. O filme propõe interação e entretenimento aos destinatários. Usa recursos de cinema e apresenta uma abordagem que produz efeitos de sentidos sentimentais e emocionais. Pautada nos níveis discursivo, narrativo e fundamental do percurso gerativo de sentido, a análise mostra como a marca Louis Vuitton é construída para ser vista como companheira de uma jornada reflexiva profunda de um sujeito que está em busca do autoconhecimento. Sentido de vida do usuário e sentido da marca são articulados em Journey.
Téléchargements
Références
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. São São Paulo: Edusc, 2003.
FLOCH, J. M. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documentos de estudo do CPS, 1. São Paulo: CPS Editora, 2002.
GREIMAS, A.J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. São Paulo, Revista Galaxia, n. 2, 2001.
MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi. Lógicas de articulação de linguagens no audiovisual. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Org.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia. Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
______ (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: CPS/Hacker Editores, 2004.